Pacientes oncológicos estão sujeitos a contrair infecções com maior facilidade que a população em geral. Isso ocorre porque o sistema imunológico dos pacientes oncológicos está comprometido, devido ao tratamento com quimioterapia e radioterapia.
Algumas infecções em pacientes oncológicos podem ser graves e levar à morte. Por isso, é importante que os pacientes oncológicos estejam sempre atentos às possíveis infecções e busquem ajuda médica imediatamente caso apresentem qualquer sintoma de infecção.
As principais infecções incluem neutropenia febril, pneumonia, infecções associadas ao cateter e infecções gastrointestinais (diarréia associada ao Clostridium difficile e tiflite). Um programa de prevenção de infecção é extremamente importante para reduzir os riscos de infecções adquiridas na comunidade e infecções adquiridas no ambiente hospitalar
Por isso, é importante que os pacientes oncológicos estejam sempre alerta para os sinais de infecção e saibam quando procurar ajuda. Os principais sinais de infecção em pacientes oncológicos são:
- Febre
- Dor de garganta
- Tosse
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
Se você apresentar qualquer um desses sinais, entre em contato com o seu médico e agende uma consulta. Não hesite em procurar ajuda se estiver com medo ou se sentir mal.
O seu médico está preparado para lidar com esses casos e pode ajudá-lo a recuperar-se.