INFECÇÕES EM IMUNOSSUPRIMIDOS NÃO AIDS

(Oncológicos, Hematológicos e Pós-Transplante)

Imunossupressão oncológica é o termo que define a redução da resposta imune do paciente com câncer, podendo levar ao aparecimento de infecções graves.

A imunossupressão oncológica é consequência da doença e do tratamento empregado, podendo ocorrer em qualquer fase do câncer. Os principais fatores que levam à imunossupressão oncológica são: a remoção de órgãos e tecidos afetados pelo câncer (efeito citotóxico), a quimioterapia e a radioterapia.

É importante lembrar que a imunossupressão oncologia não é uma doença, mas sim um efeito colateral do tratamento do câncer. Com o acompanhamento adequado, é possível viver uma vida com bem-estar e saudável mesmo durante o tratamento contra o câncer.

Imunossupressão hematológica é um termo usado para descrever um grupo de condições médicas que diminuem a capacidade do organismo de combater infecções e outros problemas.

A imunossupressão hematológica pode ser causada por vários fatores, incluindo:

A imunossupressão hematológica pode levar a diversos problemas de saúde, incluindo:

A imunossupressão hematológica é uma condição séria que requer cuidados especiais.

Imunossupressão pós-transplante é uma condição comum e necessária após a realização de um transplante de órgãos. Ela ocorre quando o organismo é incapaz de combater infecções e outros agentes invasores, o que pode levar a complicações graves.

Para evitar esse risco, é importante que o paciente faça o acompanhamento com um especialista e siga todas as orientações prescritas.

Faço o acompanhamento do processo pré, intra e pós-tratamento, diminuindo os riscos de infecções associadas.

Realizo o tratamento de infecções quando elas ocorrem.