Infecções comuns ao HIV / AIDS

Tuberculose (TB). Em áreas mais pobres a tuberculose é a infecção oportunista mais comum associada ao HIV e uma das principais causas de morte entre as pessoas com AIDS.

Citomegalovírus. Este vírus comum do herpes é transmitido em fluidos corporais, como saliva, sangue, urina, sêmen e leite materno. Um sistema imunológico saudável inativa o vírus e permanece adormecido em seu corpo. Se seu sistema imune enfraquecer, o vírus ressurge, causando danos aos olhos, trato digestivo, pulmões ou outros órgãos.

Candidíase. A candidíase é uma infecção comum relacionada ao HIV. Provoca inflamação e um revestimento grosso e branco nas mucosas da boca, língua, esôfago ou vagina.

Meningite criptocócica. A meningite é uma inflamação das membranas e fluidos que circundam seu cérebro e medula espinhal (meninges). A meningite criptocócica é uma infecção comum do sistema nervoso central associada ao HIV, causada por um fungo encontrado no solo.

Toxoplasmose. Esta infecção potencialmente mortal é causada por Toxoplasma gondii, um parasita espalhado principalmente por gatos. Os gatos infectados passam os parasitas nas fezes, e os parasitas podem então se espalhar para outros animais e seres humanos.

Criptosporidiose. Esta infecção é causada por um parasita intestinal comumente encontrado em animais. Você contrai criptosporidiose quando ingere alimentos ou água contaminados. O parasita cresce em seus intestinos e dutos biliares, levando a diarréia grave e crônica em pessoas com AIDS.

Câncer comuns ao HIV / AIDS

Sarcoma de Kaposi. Um tumor das paredes dos vasos sanguíneos, este câncer é raro em pessoas não infectadas pelo HIV. O sarcoma de Kaposi geralmente aparece como lesões rosa, vermelho ou roxo na pele e na boca. Em pessoas com pele mais escura, as lesões podem parecer castanho escuro ou preto. O sarcoma de Kaposi também pode afetar os órgãos internos, incluindo o trato digestivo e os pulmões.

Linfomas. O sinal precoce mais comum é o inchaço indolor dos gânglios linfáticos em seu pescoço, axila ou virilha.

Independentemente da contagem de CD4, a terapia anti-retroviral deve ser iniciada naqueles diagnosticados com HIVAN.