HIV

O vírus da imunodeficiência humana HIV ataca o sistema imunológico do corpo, especialmente as células CD4 (células T), que ajudam o sistema imunológico a combater as infecções. Não tratado, o HIV reduz o número de células CD4 (células T) no corpo, tornando a pessoa mais propensa a obter outras infecções ou câncer relacionado à infecção. Atualmente não existe uma cura eficaz, mas com cuidados médicos adequados, o HIV pode ser controlado.
O tratamento do HIV é uma ferramenta única na resposta à AIDS, prevenindo doenças , evitando novas infecções e diminuindo óbitos pela doença. Existem outras maneiras de prevenção como a profilaxia Pré-Exposição (PrEP, do inglês Pre- exposure prophylaxis) e profilaxia pós-exposição (PEP), que consistem no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de infecção pelo HIV.

A PEP, é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus em alguma situação, tais como:

Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em até 72 horas.

Já para a PrEP o efeito protetivo só começa após o sétimo dia de uso diário do medicamento para as relações
envolvendo sexo anal e após 20 dias para as relações
envolvendo sexo vaginal.

As pessoas que estão infectadas com o HIV às vezes tentam suplementos dietéticos que afirmam impulsionar o sistema imunológico ou neutralizar os efeitos colaterais de
medicamentos anti-HIV.

Suplementos que podem ser úteis:

Suplementos que podem ser perigosos:

Certifique-se de discutir o uso de qualquer suplemento dietético com seu médico.