Herpes Simples é uma infecção viral que ataca a pele e as membranas mucosas.
Os sintomas da herpes simples podem variar de acordo com a idade do paciente, com a gravidade da infecção e com o local afetado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3,7 bilhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), que causa a herpes labial.
A herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex, que pode ser transmitido por contato direto com a pele ou mucosas infectadas, ou por meio de objetos contaminados. Os principais sintomas são a presença de lesões avermelhadas e dolorosas na boca, lábios, gengiva ou garganta.
O tratamento da herpes labial depende do tipo de vírus envolvido. O HSV-1 pode ser tratado com medicamentos antivirais, como o aciclovir. Já o HSV-que causa a herpes genital, não tem cura, mas pode ser controlado com medicamentos antivirais.
Apesar de ser uma infecção relativamente comum, a herpes labial pode ser muito incômoda e dolorosa. Por isso, é importante consultar um médico especialista para avaliar o melhor tratamento para cada caso.
Se você suspeita que tem herpes simples, entre em contato com o seu médico e agende uma consulta. Os medicamentos antivirais podem curar a infecção e evitar que ela se espalhe.