Hepatites

A hepatite B é uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite B (VHB). A hepatite B é transmitida quando sangue, sêmen ou outro fluido corporal de uma pessoa infectada com o vírus da Hepatite B entra no corpo de alguém que não está infectado. Isso pode acontecer através do:

Para algumas pessoas, a hepatite B é uma doença aguda ou de curto prazo, mas para outros, ela pode se tornar uma infecção crônica de longo prazo.
O risco de infecção crônica está relacionado à idade na infecção: aproximadamente 90% dos bebês infectados ficam cronicamente infectados, em comparação com 2% a 6% dos adultos. Hepatite B crônica pode levar a sérios problemas de saúde, como cirrose ou câncer de fígado. A melhor maneira de prevenir a hepatite B é se vacinar.

A hepatite C é uma infecção hepática causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C é um vírus transmitido pelo sangue. Hoje, a maioria das
pessoas fica infectada com o vírus da hepatite C, compartilhando agulhas ou outros equipamentos para injetar drogas. Para algumas pessoas, a
hepatite C é uma doença de curto prazo, mas para 70% a 85% das pessoas infectadas com hepatite C, ela se torna uma infecção crônica de longo prazo. Hepatite C crônica é uma doença grave que pode resultar em problemas de saúde a longo prazo, até a morte. A maioria das pessoas infectadas pode não estar ciente de sua infecção porque não estão clinicamente doentes. Não há vacina para a hepatite C. A melhor maneira de prevenir a hepatite C é evitando comportamentos que podem espalhar a doença, especialmente drogas injetáveis.

O HCV é transmitido de forma menos eficiente por exposição de mucosas ou contato com uidos corporais. A transmissão sexual ocorre principalmente em pessoas com múltiplas parcerias e com práticas sexuais desprotegidas. A coexistência de alguma infecção sexualmente transmissível (IST), incluindo o HIV, constitui relevante facilitador para a transmissão.