Doença de Chagas, Leishmaniose, Toxoplasmose

As doenças de Chagas, Leishmaniose e Toxoplasmose podem parecer pouco conhecidas, mas cada uma delas pode afetar a qualidade de vida de quem a contrai. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica o mais rápido possível.

A doença de Chagas, por exemplo, é transmitida pelo mosquito Triatoma, que se alimenta de sangue. Os sintomas mais comuns são a febre, fadiga, dor de cabeça e mal-estar. A doença de Chagas é uma enfermidade infecciosa que ataca o coração.

A leishmaniose é transmitida por um protozoários do gênero Leishmania.

É uma doença que afeta a pele, os olhos e o sistema nervoso. Os sintomas são manchas na pele, olhos vermelhos, febre, dor de cabeça e fraqueza.

A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, que pode se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.

A toxoplasmose é uma doença que afeta o sistema nervoso. Os sintomas são febre, dor de cabeça, fraqueza e lesões na pele.

É importante notar que nem todas as pessoas que contraem essas doenças apresentam sintomas. Por isso, é fundamental fazer os exames preventivos periodicamente.