Coronavírus – Sintomas e definição de caso suspeito

O 2019-nCov é uma nova variante do coronavírus, isolada na China em 07/01/2020. Existem vários coronavírus conhecidos que infectam pessoas e geralmente causam doenças respiratórias leves.

No entanto, pelo menos dois coronavírus previamente identificados causaram doença grave: coronavírus com síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) e coronavírus com síndrome respiratória no Oriente Médio (MERS-CoV).

Sintomas

Os sintomas incluem febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, as pessoas com infecção podem não ter sintoma, ou apresentar um quadro semelhante a um resfriado comum, até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória.

Crianças de baixa idade, pessoas acima de 60 anos e pacientes com condições que comprometem a imunidade podem ter manifestações mais graves.

Há três possibilidades para a definição um caso suspeito do novo coronavírus, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde do Brasil:

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais, entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Países na lista de monitoramento para caso suspeito do SARS-CoV-2, de acordo com o Ministério da Saúde (atualizada em 24/02/2020):

1. Alemanha,

2. Austrália,

3. Camboja,

4. China,

5. Coreia do Norte,

6. Coreia do Sul, Emirados

7. Árabes Unidos,

8. Filipinas,

9. França,

10. Irã,

11. Itália,

12. Japão,

13. Malásia,

14. Singapura,

15. Tailândia,

16. Vietnã.

OBSERVAÇÕES:

a) Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, pessoas com baixa imunidade ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

b) Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI). O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado

Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Além disto, todo caso que se enquadre na definição de caso suspeito deve ser notificado por meio de comunicação mais rápido possível (telefônico ou eletrônico), em até 24 horas.

Você, médico ou paciente, quer saber mais sobre: definição de caso suspeito, diagnóstico, transmissão e medidas de prevenção e controle do vírus? Então clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto!

Para continuar recebendo conteúdos sobre a área de Infectologia, siga as minhas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e entre na minha lista para médicos e profissionais da saúde no Telegram.

Fontes: Informe Da Sociedade Brasileira De Infectologia Sobre O Novo Coronavírus e Site do Ministério da Saúde.