Coronavírus – O que é e quantos existem?

Os coronavírus (CoV) compõem uma grande família de vírus, conhecidos desde meados da década de 1960, que receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa (do latim corona).

Eles causam infecções respiratórias. Podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS, do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS, do inglês Middle East Respiratory Syndrome).

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectar com os tipos tradicionais do vírus, o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

1. 229E (alpha coronavirus)

2. NL63 (alpha coronavirus)

3. OC43 (beta coronavirus)

4. HKU1 (beta coronavirus)

5. O VÍRUS MERS-CoV

6. SARS-CoV

7. 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV)

2019-nCoV, mais conhecido como o Novo Coronavírus

Trata-se de uma nova variante do coronavírus, denominada 2019-nCoV, até então não identificada, isolada na China em 07/01/2020. O novo coronavírus foi identificado em investigação epidemiológica e laboratorial, após a notificação de uma série de casos de pneumonia de causa desconhecida a partir de 31/12/2019, diagnosticados inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.

A origem do novo surto ainda não está clara. Acredita-se que a fonte primária do vírus seja animal, provavelmente em um mercado de frutos do mar e animais selvagens vivos em Wuhan. Estudo inicialmente publicado pela revista Journal of Medical Virology relata que o novo coronavírus pode ter em morcegos a sua origem.

Outro estudo publicado no New England Journal of Medicine demonstrou que o vírus apresenta elevada similaridade (85%) com o SARS-CoV, vírus da epidemia de 2002-2003. Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China avaliaram animais selvagens do mercado e, em cerca de 30 destes, foram encontradas evidências do 2019-nCov.

Você, médico ou paciente, quer saber mais sobre: definição de caso suspeito, diagnóstico, transmissão e medidas de prevenção e controle do vírus? Então clique aqui e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto!

Para continuar recebendo conteúdos sobre a área de Infectologia, siga as minhas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e entre na minha lista para médicos e profissionais da saúde no Telegram.

Fontes: Informe Da Sociedade Brasileira De Infectologia Sobre O Novo Coronavírus e Site do Ministério da Saúde.