O Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que se instala na pele e na mucosa causando, normalmente, verrugas genitais. Existem mais de 150 tipos de HPVs diferentes, sendo que 40 deles podem causar câncer na região genital tanto no homem como na mulher Desses 40 tipos, 12 são considerados de alto risco de progressão para malignidade.
Os HPVs de tipo 16 e 18 são principais causadores de câncer de colo de útero em todo o mundo (cerca de 70%), além de 90% dos casos câncer de ânus, 60% dos cânceres vaginais e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os cânceres de boca e de garganta, responsáveis por cerca de 400 mil casos e 230 mortes por ano, também estão fortemente relacionadas ao HPV e à prática de sexo oral.
A transmissão do HPV, entretanto, não ocorre apenas através de relações sexuais, podendo ser transmitido por qualquer contato direto com pele ou mucosa infectados. Mães infectadas também podem transmitir para o filho durante o parto.
Felizmente os principais tipos de HPVs são combatidos através de vacinas fornecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Meninos de 11 a 14 anos e meninas de 09 a 14 anos podem ser imunizados.
A segunda dose da vacina já está sendo distribuída gratuitamente nos pontos de saúde. Caso tenha perdido a primeira dose ainda é possível tomá-la, mas lembre-se que a segunda só poderá ser aplicada 6 meses após a aplicação da primeira.