Excelente notícia para a medicina: A IAVI (Iniciativa Internacional da Vacina da AIDS) e a Scripps Research anunciaram que um ensaio clínico em fase 1, que testa uma vacina contra o HIV, apresentou resultados promissores!
A fase 1 serviu para dar início a novos ensaios que irão se aprofundar na eficiência dos resultados da pesquisa. Após a avaliação dos resultados, a vacina passará por mais duas fases de testes, sendo a última em um grupo bem maior de voluntários. As empresas responsáveis por esse primeiro estudo agora estão entrando em parceria com a empresa de biotecnologia Moderna, e essa parceria, caso mostre eficácia, deve acelerar o ritmo de desenvolvimento da vacina contra o HIV.
Essa primeira etapa trouxe alguns dados importantes: 97% das pessoas que receberam essa vacina-teste tiveram estímulo à produção de células imunes raras, que são necessárias para a produção de anticorpos contra o vírus.
“Este é um estudo de longa duração, de cerca de 3 anos de acompanhamento, então é necessário que os voluntários que estejam interessados estejam dispostos também a permanecer neste segmento por esse período. O estudo mosaico será realizado no Brasil e também nos Estados Unidos, na América Latina, na Europa e busca, com isso, refletir a diversidade geográfica do vírus HIV”, finalizou o coordenador do estudo no Brasil.
Ainda é cedo para afirmar que a vacina é eficiente, mas com toda certeza estamos caminhando para a direção certa, e a esperança de que algo ainda melhor está por vir se mantém acesa!